sábado, 20 de junho de 2009

A maior banda de todos os tempos

Por Larissa M. Fagundes

Desde que me conheço por gente, escuto um som peculiar...

Lembro-me de quando o meu pai colocava aquela canção de ninar para mim, uma baladinha chamada “girl”. O tempo foi passando, e não só esta musica, como todas as outras do daquele disco foram fazendo parte da minha vida.

Descobri que, aquele som feliz, inigualável e indispensável, era o som dos Beatles. Mas quem eram os Beatles?

Bem, eram quatro garotos que pregavam a política do humor através de suas músicas legais e com melodias alegres. Sim, a minha alegria ao ouvir aquelas músicas não era à toa, pois percebi que eles não queriam apenas fazer músicas, mas tinham a vontade de ser “os palhaços do mundo”, colaborando para a felicidade alheia.

O Beatle cantou e encantou. Lançou moda, histeria e despertou sentimentos em garotas que se diziam apaixonadas por estes “seres bitolados”.

John Lennon dizia que o rock n’ roll seria o que cada um fizesse dele e, realmente, o que os Beatles fizeram revolucionou com a música para sempre. Gravaram o disco de rock mais importante de todos os tempos: Sgt. Pepper’s Lonely Heart’s Club Band, que alucinou a seus fãs e chamou a atenção de críticos, por ser diferente e extravasar com todas as precariedades sonoras da época, resultando em um verdadeiro espetáculo.

Para muitos, o Sgt. Pepper’s marcou a hora do amadurecimento destes meninos e, deste disco em diante, o som da banda também amadureceu, tornou-se ainda melhor.

Existia que não gostasse deles? Talvez. O fato, é que muitos chegaram até a considerá-los como os “Quatro cavaleiros do apocalipse”, acreditando que eles vieram para salvar uma juventude que se encontrava sem esperança em um tempo marcado pela guerra e pelo sofrimento.

É, eles queriam que todos cantassem junto, e todos cantaram. Por incrível que possa parecer, cantam até hoje.

Não sou nenhuma Beatlemaníaca, mas confesso que quando escuto esse som, me sinto como se estivesse vivendo aquele tempo que não vivi. Aquela época rica e feliz que, infelizmente, não presenciei.

Isso pode parecer estranho, mas ouvir The Beatles para mim é voltar ao passado, é viver novamente a minha infância e sentir satisfação por gostar destas melodias que meus pais gostariam que eu gostasse.

Quem nunca ouviu falar em Beatles? Pode até existir. Mas assim como na minha vida, os Beatles deixaram uma marca no tempo. E deixaram também, legiões de fãs incondicionais... Pessoas que ajudam a não deixar esta banda cair no esquecimento.

Sim, eles tinham muito talento para que isso não acontecesse, mas, além disso, posso dizer que se não fosse o amor descomunal de seus seguidores, certamente hoje “Os Beatles” não seriam a maior banda de todos os tempos.

* Acadêmica de jornalismo da UPF

0 comentários: